SDS inicia curso de Estratégias Policiais no uso de Propaganda e Contrapropaganda

dia veterano 1SDS inicia curso sobre estratégias policiais

A Secretaria de Defesa Social (SDS) deu início, na manhã da última segunda-feira (20/10), ao curso sobre estratégias policiais, no auditório da sede da instituição, em Santo Amaro, área central do Recife. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais da segurança pública para fortalecer as ações no uso de propaganda e contrapropaganda. O curso conta com a participação de integrantes de forças de segurança pública de Pernambuco, do Paraná, da Paraíba e de Brasília.

“Os resultados positivos alcançados pelas forças policiais são fruto de planejamento, trabalho contínuo e integração entre as instituições. É fundamental comunicar essas boas práticas para que a sociedade conheça os avanços e compreenda a importância das ações desenvolvidas em prol da segurança pública”, destacou a secretária de Defesa Social, em exercício, Mariana Cavalcanti. 

dia veterano 1

A aula inaugural contou com palestra do professor Márcio Walker, doutor em Comunicação, que abordou o tema “Comunicação Operativa – Combatendo a propaganda hostil”. O especialista destacou as estratégias de comunicação utilizadas por organizações para tentar enfraquecer a imagem das forças policiais e reforçou a importância de compreender e neutralizar esse tipo de ação no contexto da segurança pública.

“A comunicação operativa é uma iniciativa estratégica concebida para atender as demandas contemporâneas da segurança pública. Essa abordagem é inovadora e promove o domínio de técnicas avançadas da ação informacional contra a diferença e ameaça. A aplicação desse método nas ações da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco permitirá fortalecer quatro eixos estratégicos, ou seja, a coordenação de ações informacionais das corporações, o fortalecimento da resiliência institucional, a garantia de superioridade da informação e, principalmente, a integração com a sociedade”, declarou o professor Márcio Walker.

Entre os pontos abordados, Walker ressaltou a necessidade das forças policiais identificarem ameaças e ferramentas de comunicação usadas por organizações como forma de distorcer a imagem institucional das corporações. O curso reúne autoridades, profissionais da segurança pública com atuação em diversas áreas das forças policiais.