Auxiliares

Corregedor Auxiliar Militar

 

Botelho

 

CORONEL PM ALEXANDRE BOTELHO

Natural do Recife, Pernambuco, o Coronel Alexandre Botelho ingressou na Polícia Militar de Pernambuco em 1995, por meio de concurso público. Concluiu o Curso de Formação de Oficiais em 1997, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2012 e o Curso Superior de Polícia em 2024.

É bacharel em Direito, com aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB/PE), pós-graduado em Ciências Criminais Militares e especialista em Direito Público com ênfase em Processo Administrativo Disciplinar.

Desde 2002 está lotado na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Nesse período, atuou como membro-relator da 5ª e da 7ª Comissões de Disciplina Policial Militar, integrou o Grupamento Tático de Ações Correcionais (GTAC) e chefiou o Departamento de Inspeção da Corregedoria, com atribuições relacionadas à coordenação de equipes operacionais, controle de registros de ocorrências envolvendo servidores das operativas da SDS e acompanhamento das investigações preliminares. Em 2024, exerceu a função de assessor técnico da Gerência de Apoio Jurídico da SDS/PE, analisando recursos administrativos interpostos em Processos Administrativos Disciplinares. Em janeiro de 2025 assumiu a função de Corregedor Auxiliar Militar, sendo responsável pela coordenação das comissões disciplinares dos militares estaduais.

Na área operacional, atuou no 1º BPM (Olinda), 17º BPM (Paulista), 16º BPM (Centro do Recife) e no Batalhão de Polícia de Guardas, onde desempenhou atividades relacionadas à segurança externa do Presídio Professor Aníbal Bruno. No interior do Estado, foi lotado no 10º BPM (Palmares), com atuação na Zona da Mata Sul. Participou de cursos voltados à abordagem e tiro policial e de treinamento em Operações Policiais Especiais junto à S.W.A.T. do Departamento de Polícia do Estado da Flórida, Estados Unidos.

Possui os seguintes cursos complementares: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (ENAP), Provas no Processo Administrativo Disciplinar (ENAP), Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário (CICV e Ministério da Justiça), Investigação Criminal (SENASP), Processo Administrativo Disciplinar (OAB/PE, SDS/PE e PMPE) e Gestão de Pessoas (CEFOSP).

Foi agraciado com as seguintes medalhas: Colar do Mérito Correcional da Corregedoria Geral da SDS/PE, Medalhas do Serviço Policial Militar (Bronze, Prata e Ouro), Medalha do Mérito Policial Militar, Medalha do Mérito Bombeiro Militar (Estado de Pernambuco) e Medalha do Mérito da Casa Militar do Governo do Estado da Paraíba.

 

 

Corregedor Auxiliar Civil 

 

fabio

 

FABIO LUIZ REBELO DE CARVALHO

Nascido em novembro de 1975 na cidade de Recife/PE, Delegado Especial de Polícia, possui Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e Pós Graduação em Inteligência Policial – Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing – FGM.

Ingressou no cargo de Delegado da Polícia Civil do Estado de Pernambuco em 2009 e iniciou a sua trajetória profissional no município de Petrolina, chefiando o 2º Núcleo de Combate a Crimes Violentos Letais Intencionais (Homicídios) na 26ª AIS, passando posteriormente a atividade policial de inteligência, sendo o primeiro chefe do Núcleo de Inteligência da Diretoria do Interior II, chefiando posteriormente o Núcleo de Inteligência da Divisão de Homicídios Metropolitana Sul – NI DHMS, o Núcleo de Inteligência da Divisão do Grupo de Operações Especiais – NI GOE, o Núcleo de Inteligência da Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária – NI DECOT. Atuou ainda como Delegado Titular da 61° Delegacia de Polícia Circunscricional - Vitória de Santo Antão/PE, Delegado Titular da 3ª Equipe Plantonista da Delegacia de Polícia de Atos Infracionais – DEPAI; Chefe da Unidade de Prevenção e Repressão aos Crimes Contra Criança e Adolescente – UNIPRECCA.

Na área acadêmica é palestrante e entusiasta do Direito da Criança e do Adolescente, atuando como conteudista e instrutor titular, cadastrado na SDS/PE, nos Cursos de Formação Profissional dos anos de 2017, 2021, 2022 e 2025.

Na Corregedoria Geral da SDS, ingressou no ano de 2022 desempenhando funções iniciais como Chefe Civil da 3ª Equipe do Grupo Tático para Assuntos Correcionais - GTAC 3, passando a Chefia Adjunta do Departamento de Inspeção da CORREG. GER. SDS – DEPINSP para em seguida assumir a Chefia da CORREG. GER. SDS – DEPINSP. Atualmente ocupa o cargo de Corregedor Auxiliar Civil da SDS/PE.

Foi agraciado com a Medalha do Mérito Policial Civil no ano de 2015 e no ano de 2024 com a Comenda João Tavares Pires Buril e com o Colar do Mérito Correcional da SDS/PE