Priorizando fortemente a área de segurança pública, em cumprimento às metas do Programa Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra tem ampliado as ações de segurança em todas as regiões do Estado. No Agreste, os investimentos contam com melhorias estruturais e operacionais voltadas às polícias Militar, Civil, Científica e ao Corpo de Bombeiros.
Um dos destaques é a construção do novo batalhão da Polícia Militar em Bezerros, no Agreste Central, onde serão investidos R$ 13,5 milhões na construção do equipamento. Também será construído o 1° Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp) de Caruaru. “Estes investimentos não são apenas obras de concreto e aço, mas representam esperança renovada para as famílias pernambucanas e dignidade para nossa tropa. Cada batalhão nos aproxima da população com capacidade de resposta mais eficiente", declarou o comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres.
Os municípios de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Pesqueira, Bom Conselho, Belo Jardim, Toritama, Bezerros e Bonito serão contemplados com novas unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, reforçando a capacidade de resposta e garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à população. “Teremos aquartelamentos construídos em seis municípios do Agreste. Esses investimentos, sem dúvidas, serão essenciais para que possamos prestar um serviço mais qualificado e adequado, atendendo as demandas da população”, pontuou o coronel BM Cristiano Corrêa, diretor Integrado do Interior 1 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (Dinter 1/CBMPE).
O Agreste pernambucano contará, ainda, com dez novas delegacias de Polícia Civil em diferentes municípios. Cada uma contará com ambientes planejados para atendimento ao público, salas administrativas, cartórios, espaço para investigação, salas de reconhecimento, depósito de armas e drogas, estacionamento de viaturas e área de apoio operacional. “As delegacias de Bonito, Bezerros, Belo Jardim e Surubim, são exemplos de entrega e funcionalidade, a exemplo da chamada sala lilás, voltadas para acolhimento humanizado e especializado de mulheres vítimas de violência. As reformas estruturais ou até completas das estruturas, permitem o bem-estar dos policiais e da população”, destacou o delegado Bruno Vital, diretor Integrado do Interior I da Polícia Civil de Pernambuco (Dinter I/PCPE)
Na área de Polícia Científica, o destaque é para a construção de um novo complexo em Garanhuns, no Agreste Meridional, com investimento de mais de R$ 6,2 milhões. O Complexo contará com sede própria e estrutura completa, incluindo Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), atualmente ausentes na cidade. “Essas iniciativas vão resultar em uma maior agilidade e qualidade da prova técnica, além da redução das distâncias de deslocamento para familiares encaminhados ao IML. Também teremos o novo complexo de Caruaru, que já está em fase final de obra, bem próxima da inauguração”, afirmou Thercio Barreto, gerente Integrado do Interior I da Polícia Científica de Pernambuco (Ginter I/PCIPE).