Área apresenta redução de CVPs, homicídios e assaltos a ônibus em 2025
A Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), que conta com a atuação do 11º Batalhão da Polícia Militar e abrange bairros da Zona Norte, como Apipucos, Casa Forte, Jaqueira, Poço da Panela, Nova Descoberta e Casa Amarela, vem apresentando avanços consistentes na redução da criminalidade ao longo de 2025. De janeiro a julho, os principais indicadores de violência caíram de forma significativa, com destaque para os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) e os assaltos a ônibus.
No primeiro semestre deste ano, o número de homicídios registrou queda de 5% em comparação ao mesmo período de 2024, com redução ainda mais expressiva de 25,4% no primeiro trimestre. As tentativas de homicídio também diminuíram de forma acentuada: 37,8% a menos entre janeiro e março.
Em relação aos CVPs, a AIS 5 contabilizou uma redução de 13,4% no primeiro semestre. A queda foi contínua ao longo dos trimestres: 11,8% no primeiro e 14,98% no segundo. Já em julho, o índice vem mantendo a tendência de redução, com uma queda de 11% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Um dos resultados que vem mais sendo expressivos, é o registro de zero ocorrências de assalto a ônibus em julho, frente a dez casos registrados no mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, a queda nesse tipo de crime chega a 68,2%. Bairros como Jaqueira, Casa Amarela e Poço da Panela também se destacam, com reduções superiores a 50% nos roubos.
“A atuação integrada das polícias na AIS 5 tem sido determinante para a redução dos índices de violência. Com operações estratégicas e foco na desarticulação de grupos criminosos, estamos conseguindo ampliar a presença policial com ações como Alvorada, Casa Forte Segura, Guardião e Impacto Integrado, esta última intensificando o policiamento entre sexta e segunda-feira, com reforço de equipes do GATI e de Grupamentos Táticos”, afirmou o tenente-coronel PM Vasconcelos, comandante do 11º BPM.
As ações operacionais têm resultado em prisões qualificadas e apreensões relevantes. Só no mês de julho, nove armas de fogo foram retiradas de circulação, todas relacionadas ao tráfico de drogas e a crimes contra a vida.
“Através de mandados de prisão, apreensões e operações integradas com a Polícia Militar, temos avançado no enfrentamento ao tráfico e na elucidação de homicídios. Nossa prioridade é oferecer uma resposta rápida e qualificada à população, com inteligência, técnica e compromisso com a redução da violência nos bairros da nossa área de atuação”, destacou a delegada Bárbara Fort, titular da 5ª Seccional da Polícia Civil, sediada em Apipucos.
SEGURANÇA EM CASA FORTE - Diante dos recentes relatos de assaltos em Casa Forte, representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil se reuniram com lideranças comunitárias da região, incluindo o padre Fábio Paz, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
A Polícia Militar vem redimensionando o policiamento na área, além da intensificação de operações nos pontos sensíveis pontuados. A Polícia Civil também reforça a investigação dos casos denunciados, com o objetivo de localizar e responsabilizar os envolvidos.
A SDS reforça a importância do registro do Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, essencial para orientar as ações de segurança. Denúncias podem ser feitas pela Delegacia pela Internet (servicos.sds.pe.gov.br/