O Governo de Pernambuco segue avançando na construção de uma segurança pública cada vez mais eficiente, por meio de ações integradas e estratégicas das Operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS). Os resultados são visíveis em todas as regiões, a exemplo da Zona da Mata pernambucana que, segundo levantamento da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da SDS, apresentou menos homicídios, roubos e furtos no mês de maio.
No que se refere às Mortes Violentas Intencionais (MVIs), a redução chegou a 21,8%: foram 43 casos contabilizados em toda a região, contra 55 em maio do ano anterior. No acumulado do ano, vários municípios da região também apresentaram retração do número de homicídios, no comparativo com 2024, como Água Preta (-71,4%, saindo de 7 para 2 casos); Carpina (-44,4%, reduzindo de 9 para 5 casos); Paudalho (-66,7%, saindo de 18 para 6 casos); e Sirinhaém (-55,6%, caindo de 9 para 4 casos). Já em relação aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), os trabalhos das forças de segurança resultaram em uma queda de 13,8% em maio e de 18,3% no acumulado do ano.
“Por meio das ações realizadas pelos batalhões e companhias da Polícia Militar que compõem a Dinter 1, estamos conseguindo alcançar excelentes resultados na redução dos índices de criminalidade na Zona da Mata. E seguiremos avançando na missão de continuar trabalhando para reduzir ainda mais os números, prestando sempre um melhor serviço à população pernambucana no tocante à segurança pública”, considerou o coronel Adriel Serafim, diretor Integrado do Interior I (Dinter I) da Polícia Militar, responsável por unidades da Zona da Mata e Agreste.
“Temos muito a comemorar no último mês de maio. Foi um mês importante para a segurança pública, com reduções expressivas em diversos índices. Dessa forma, o interior sai fortalecido, com uma prestação de contas positiva para a sociedade, principalmente neste período que antecede o São João, que é realizado em boa parte dos nossos municípios pernambucanos”, avaliou o diretor Integrado do Interior I da PCPE, delegado Bruno Vital.