Operação conjunta PF e SDS-PE identifica plantação de 142 mil pés de maconha em uma única roça

 

WhatsApp Image 2024-05-27 at 16.22.27(1).jpeg

                                                                                                                          Mais de 40 policiais participaram da ação no Sertão pernambucano

 

No último sábado (25), o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, com policiais federais também a bordo, sobrevoava o município de Inajá, localizado no Sertão, quando identificou, entre Tacaratu e Ibimirim, roça considerada extra-grande, com 142 mil pés de maconha, que daria para produzir cerca de 47 toneladas da droga. E, ao pousar, encontrou também quantidades prontas para venda e consumo. A operação da Polícia Federal, feita em conjunto com a SDS-PE e outros órgãos, é intitulada Terra Livre.

 

O principal objetivo é enfraquecer o narcotráfico e a distribuição de entorpecentes por todo o Estado, buscando assim a redução das mortes violentas intencionais (homicídios e latrocínios), e os crimes violentos contra o patrimônio (roubos), os quais têm o tráfico de drogas como um dos principais elementos motivadores. Tais medidas fazem parte das estratégias dotadas pela Coordenação-Geral de Repressão à Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), órgão central da Polícia Federal em Brasília e Superintendência Regional em Pernambuco.

 

WhatsApp Image 2024-05-27 at 16.22.05.jpeg

 

Os suspeitos, ao perceberem a chegada do helicóptero, correram para a mata ainda trocando tiros com o efetivo. O apoio para a equipe do GTA em solo veio do GATI, BEPI, PMs e de policiais federais, mais de 40 policiais ao todo. A Polícia Civil de Pernambuco também participou da ação no Sertão pernambucano, com a presença de delegados, comissários e agentes, que atuam em delegacias sediadas na RMR, Agreste e Sertão (DIM, DINTER 1 e DINTER 2).

 

No local, diversas estufas improvisadas e os pertences dos fugitivos que foram deixados pra trás no momento da fuga, como mochilas e celulares. O tamanho da plantação chamou a atenção até dos policiais mais experientes. A operação seguiu até ontem (26), quando foi feita a incineração da maconha e realizados todos os procedimentos para identificação dos autores do crime, bem como a relação com os donos da terra.

 

FOTOS: Divulgação