Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) é promovido pela SDS
Cerca de 170 policiais de diversas unidades das Polícias Militar e Civil de Pernambuco, Exército Brasileiro e até mesmo um policial penal de Alagoas integraram a primeira edição do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT), promovido pela Secretaria de Defesa Social (SDS/PE). O foco é a formação de instrutores de APH Tático, capacitando os policiais a prestarem um primeiro atendimento diante de um confronto armado.
O socorro imediato no local de conflito, atrelado ao uso de equipamentos adequados, é de fundamental importância, uma vez que aumenta sobremaneira as chances de sobrevivência dos profissionais atingidos, pois a vítima é estabilizada até a chegada do suporte médico, por meio do emprego de técnicas e procedimentos emergenciais que podem fazer a diferença nas ocorrências.

“Normalmente, quando existem ocorrências com policiais feridos, a maior causa de mortes é por hemorragia, bem como pneumotórax, muitas vezes antes mesmo da chegada ao hospital. Por isso, quando é feito um atendimento na hora, no local do conflito, as chances de sobrevivência são muito altas. A ideia com a realização do curso é difundir cada vez mais os conhecimentos, ajudando a salvar vidas”, pontuou um dos instrutores, o major Douglas Freitas, do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) de Custódia.
A formação de instrutores de APH Tático inclui técnicas como aplicação de torniquete, preenchimento de feridas, aplicação de selo de tórax, identificação de choque hipovolêmico, dentre outras. Esses instrutores vão ser responsáveis por capacitar os novos policiais no curso, que terá um total de seis edições.
FOTOS: Carlos Medeiros - Cicom/SDS