
Objetivo é unir forças para a prevenção e a repressão à crimes ambientais na cidade
Cumprindo extensa agenda de trabalho, a secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, coordenou nesta terça (16/04) reunião entre as operativas da SDS, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, do Ministério Público e demais órgãos parceiros. O objetivo foi discutir estratégias de atuação conjunta de combate à crimes ambientais na cidade.
Durante o encontro, foram tratadas questões como poluição sonora, ocupação irregular do solo, exploração de viveiros irregulares e desmatamento. "Fizemos uma reunião inicial para traçar um plano de ação integrado que envolva a Segurança Pública e diversos atores ligados à área ambiental para enfrentamento a essa modalidade criminosa", esclareceu a secretária executiva.
Além de firmar a parceria, a SDS colocou à disposição do poder público municipal a execução de algumas operações que são realizadas rotineiramente pela pasta, a exemplo da Bar Seguro, que visa combater a poluição sonora, além de demais ações coercitivas efetuadas pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma).
Ainda no que se refere à poluição sonora, foi proposto que sejam feitas campanhas educativas por parte da gestão municipal, sobre o uso adequado do som pela população. Para se ter uma ideia, do total de queixas registradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS/SDS), em média 36% são referentes à utilização de som alto, o que impacta no atendimento de outras ocorrências de maior relevância por parte da Polícia Militar.
Dentre os presentes na reunião, estiveram o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Oscar Barreto; o delegado titular do Depoma, Ademar Cândido; e o promotor do Ministério Público, Sérgio Souto.
FOTOS: Carlos Medeiros - Cicom/SDS