Mais de 600 agentes das forças de segurança atuarão no desfile das Virgens do Bairro Novo 2026

 WhatsApp Image 2026-02-01 at 10.06.19(1).jpeg
Integrantes das Operativas da SDS, dentre eles policiais civis, estiveram mobilizados durante todo o evento 

Com integração entre forças de segurança e planejamento estratégico, os órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social (SDS) estão prontos para atuar no tradicional desfile das Virgens do Bairro Novo 2026. Neste domingo (1º), a prévia carnavalesca de Olinda contará com o emprego de 638 agentes da segurança pública ao longo de todo o percurso, que vai da Avenida Presidente Getúlio Vargas, nas imediações da Praça 12 de Março, até o bairro de Casa Caiada, próximo à Praça Duque de Caxias.

Entre as ações previstas estão o policiamento ostensivo, monitoramento por drones, sobrevoo de aeronaves, utilização de plataformas elevadas, além de serviços de combate a incêndio, salvamento e funcionamento de delegacia temporária. O ponto central da operação será um posto de comando integrado, reunindo profissionais das Polícias Militar, Civil,  Científica e Penal, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e da Operação Drone, garantindo articulação e controle tático-operacional das equipes em campo. Também estão previstos sobrevoos de helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Com 73 anos de história, a agremiação deve atrair milhares de pessoas, que acompanharão 12 trios elétricos ao longo de 1,4 quilômetro de percurso. “Vamos atuar na Operação Virgens do Bairro Novo 2026 com efetivo especializado e recursos estrategicamente distribuídos, reforçando o compromisso com a segurança dos foliões e garantindo resposta rápida e eficaz em caso de ocorrências”, destacou a gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Rafaela Veiga.

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) vai empregar 563 profissionais, incluindo efetivo ordinário, extraordinário e de unidades especializadas, com atuação motorizada e a pé. O policiamento abrangerá pontos estratégicos do evento, como a Praça 12 de Março, a Avenida Presidente Getúlio Vargas, vias de acesso, áreas de maior circulação, paradas de ônibus e terminais.

WhatsApp Image 2026-02-01 at 10.06.20(1).jpeg

Sob a coordenação do Batalhão Duarte Coelho (1º BPM), a operação contará com o apoio do Regimento de Polícia Montada (RPMon), da CIPMoto, do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) e da Operação Lei Seca com pontos de bloqueio nas principais vias.

A Polícia Civil montará uma delegacia temporária no Centro Universitário Uninovo (Facottur), composta por delegado, escrivão e agentes. Também haverá reforço na Delegacia de Plantão do Varadouro, com delegado, escrivães e agentes.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) atuará com planejamento estratégico e tático voltado à prevenção, monitoramento e pronta resposta, com ações de comando e controle, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), combate a incêndio e salvamento. O foco será a mitigação de riscos relacionados a comportamento de massa, ocupação desordenada de espaços públicos e dificuldades de acesso para viaturas.

O dispositivo operacional contará com viaturas de combate a incêndio (Auto Bomba Tanque), viaturas de atendimento pré-hospitalar (Auto Resgate), plataformas elevadas para observação da multidão e identificação precoce de incidentes, além de estrutura de prevenção aquática, com posto fixo e postos móveis no Dique de Olinda e em áreas costeiras próximas ao percurso.