
Personagem da Defesa Civil de Pernambuco conscientiza os jovens através de uma dinâmica lúdica
Conhecida por usar saia e meias coloridas, a personagem “Nina” ensina e orienta de forma lúdica sobre o trabalho da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC), ligada à Secretaria de Defesa Social (SDS). A personagem explica sobre a importância do órgão para a sociedade, através de atividades educacionais desenvolvidas pela Escola de Defesa Civil (EDC).
As ações educativas são direcionadas ao público infantil, visando conscientizar e capacitar os estudantes para prevenção e mitigação de desastres naturais.
Durante sua encenação na peça teatral “Lixo no Lixo”, a personagem “Nina do lixo” demonstra um comportamento bem bagunceiro, com hábitos errôneos. O “Defezito”, outro personagem, que representa um agente de Defesa Civil, orienta Nina com bons exemplos. Na trama, ela passa por uma reeducação, junto com as crianças espectadoras, e se torna a “Nina Limpeza”.
Dessa vivência com as duas Ninas, surge uma terceira versão da personagem, a “Nina Ensina”. Sempre conectada e informada, através das redes sociais, ela chama atenção da sociedade para um determinado tema, interagindo com o público.
“Representar essa personagem é um ato de um carinho imenso. Consigo sentir e saber que o nosso trabalho chega em cada cantinho. Cada criança aprendendo ali de uma forma diferente, de uma forma lúdica, é muito gratificante”, afirmou a agente de Defesa Civil, Nathália Regina, que interpreta a personagem Nina.
A estória contada na encenação tem como objetivo construir hábitos e comportamentos corretos em prol da segurança e defesa da população, desenvolvendo um olhar crítico nas crianças.
A personagem também foca no uso correto da água, descarte correto do lixo e reciclagem. De uma forma divertida, essas colocações são feitas para as crianças, buscando despertar desde cedo a mudança dos hábitos e a responsabilidade ambiental. Em suas várias versões, "Nina do Lixo", "Nina Limpeza" e "Nina Ensina" representa o poder da educação transformadora, transmitindo conhecimento de forma divertida, mas consciente.