
Ação integrada e estratégica acontece de Norte a Sul do litoral pernambucano
Apostando na soma de emprego de efetivo, jornadas extras e tecnologia, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) vem executando um esquema de segurança robusto nas praias do litoral de Norte a Sul do Estado, além do arquipélago de Fernando de Noronha. A Operação Verão 2026 foi iniciada na abertura da alta estação, em 7 de setembro do ano passado, e segue até o dia 15 de março, garantindo a tranquilidade de moradores e visitantes que estão curtindo a temporada de sol e mar em terras pernambucanas.
A ação integrada e estratégica vem reforçando o policiamento ostensivo em áreas turísticas e balneários, que estão recebendo uma atenção especial da PMPE com a presença efetiva de equipes, atuando no período em que aumenta significativamente o número de banhistas nas praias pernambucanas. Apenas neste mês de janeiro, a Operação Verão 2026 contará com um expressivo incremento na segurança, com 1.426 lançamentos de efetivo ordinário, além de 1.767 diárias extras (jornadas de escala especial). O policiamento será executado em diversas modalidades, incluindo patrulhamento a pé, ciclopatrulhas, motocicletas e viaturas quatro rodas.
Toda a ação é coordenada pelas diretorias integradas Metropolitana (DIM), do Interior I (DINTER I) e Especializada (DIRESP), contando com o apoio fundamental do Batalhão de Policiamento Turístico no Recife (BPTur), que vai atuar em áreas turísticas como Porto de Galinhas; a Operação Lei Seca, com fiscalização de trânsito nas principais vias de acesso ao litoral; e o Grupamento Tático Aéreo (GTA), realizando sobrevoos em toda a faixa litorânea.
“Esta iniciativa visa reforçar a segurança pública e a ordem social em todo o litoral pernambucano e no Arquipélago de Fernando de Noronha, garantindo um ambiente de tranquilidade para cidadãos e visitantes durante o período de férias e alta temporada, unindo lazer com segurança”, avaliou o diretor adjunto de Planejamento Operacional da PMPE, coronel Hélio Santos.
USO DE TECNOLOGIA - As equipes atuarão na prevenção de crimes patrimoniais e desordens, utilizando tecnologias como Drones, E-COP e o Sistema PM Conectado para monitoramento em tempo real das patrulhas no terreno. O efetivo utilizará o uniforme operacional padrão com o diferencial do uso de pala laranja, para facilitar a identificação visual pelos turistas e cidadãos.
Principais pontos de lançamento por região
Recife e RMR:
- Boa Viagem e Pina: Lançamento de 05 duplas de policiamento a pé nos turnos manhã e noite, focando em pontos como o Parque Dona Lindu, Praça de Boa Viagem e Segundo Jardim.
- Piedade e Candeias (Jaboatão): Reforço com 04 duplas a pé, ciclopatrulhas e patrulhamento motorizado entre a Igrejinha de Piedade e o Mercado do Peixe.
- Olinda: Foco na orla (Praça Duque de Caxias, Av. Min. Marcos Freire) com duplas a pé, ciclopatrulhas e motopoliciamento.
- Paulista, Igarassu e Itamaracá: Atuação em Maria Farinha, Praia do Janga, Praia do Pilar, Jaguaribe e Forte Orange, utilizando duplas a pé, GTs extras e ciclopatrulhas.
Litoral Sul e Ipojuca:
- Porto de Galinhas: Intenso policiamento no Centro, Letreiro, Rua das Sombrinhas e ruas adjacentes com duplas a pé e viaturas (BPTUR) em turnos alternados.
- Gaibu e Enseada dos Corais: Patrulhamento de Orla com Guarnição Tática (GT).
- Tamandaré e Carneiros: Lançamento de duplas a pé e GTs extras nas principais vias e proximidades da Igrejinha.
- Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande: Reforço na orla com duplas de POG e GTs extras para garantir a tranquilidade dos banhistas.
Litoral Norte:
- Pontas de Pedra (Goiana): Emprego de 02 GTs extras diárias para cobrir a área de praia.
Fernando de Noronha:
- Praia da Conceição: Presença de duplas de policiamento a pé em turnos que cobrem das 08h às 19h.