ACORDO DE ADESÃO À REDE CIBER
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) firmou, no final de 2025, um Acordo de Adesão à Rede Nacional de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (Rede Ciber), iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Por meio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), o Estado passa a integrar a rede nacional voltada ao combate aos crimes praticados no ambiente digital, ampliando a cooperação com órgãos especializados de todo o país.
O acordo tem como objetivo fortalecer a integração, a coordenação e a articulação entre as unidades especializadas na prevenção, investigação e repressão aos crimes cibernéticos. A adesão à Rede Ciber possibilita o compartilhamento de informações, experiências e boas práticas, além da realização de capacitações e operações integradas, contribuindo para o aprimoramento das ações de enfrentamento a esse tipo de crime e para o aumento da segurança no ambiente virtual.
Com vigência de 36 meses a partir da data de assinatura, realizada em 30 de dezembro de 2025, o acordo foi formalizado pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos, e representa um avanço nas estratégias de segurança pública do Estado voltadas ao enfrentamento das ameaças digitais.