
Houve uma redução de 23,4% nas mortes violentas.
Avançando no combate à criminalidade no Agreste pernambucano, as operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) seguem reforçando ações ostensivas, repressivas e de Inteligência, dentro das metas do programa Juntos pela Segurança. No último mês de setembro, diversos indicadores criminais apresentaram recuo, a exemplo dos homicídios e Mortes Violentas Intencionais (MVIs) contra mulheres, que chegaram a uma redução expressiva de 25% no comparativo com o ano anterior. Outros indicadores, como crimes contra o patrimônio, roubos de cargas e subtração de celulares, também seguem em ritmo de queda na região.
Segundo levantamento da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da SDS, uma das maiores reduções ocorreu nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs): 49 casos em setembro deste ano, contra 64 casos no mesmo período de 2024, uma diferença de 15 casos a menos. No acumulado do ano, que compreende os nove primeiros meses de 2025, a redução foi de 14%, com menos 81 casos registrados.

Já em relação aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), considerando os meses entre janeiro e setembro, a diferença entre os anos foi de 879 casos a menos, representando uma retração de 15,7%. Ainda no acumulado do ano, os roubos de cargas apresentaram redução de 31,4% (saindo de 44 casos em 2024 para 29 em 2025), enquanto que os celulares subtraídos caíram 28,7% em setembro, saindo de 886 em 2024 para 632 neste ano.
“A Polícia Militar, através da Diretoria Integrada do Interior 1, que é responsável pelo policiamento ostensivo da Zona da Mata e do Agreste Pernambucano, conseguiu excelentes resultados na redução de criminalidade no mês de setembro e no terceiro trimestre de 2025. E vamos seguir avançando”, pontuou o coronel Adriel Serafim, diretor Integrado do Interior I da Polícia Militar de Pernambuco (Dinter I/PMPE).

“É importante ressaltar os ótimos resultados alcançados em setembro na região do Agreste. São números que precisam ser destacados para que a população saiba da importância do trabalho que vem sendo feito nesta região. Tudo isso é fruto de ações estratégicas e integradas das forças policiais, além de investimentos do Governo do Estado por meio do Programa Juntos pela Segurança, que vem contribuindo para essa queda sucessiva mês a mês, ano a ano, reforçando o nosso compromisso com o bem-estar da população pernambucana”, afirmou o diretor Integrado do Interior I da PCPE, delegado Bruno Vital, acrescentando que, semanalmente, vem sendo realizadas operações relevantes como apreensão de drogas e de combate ao crime organizado, principalmente voltadas ao tráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos e furtos, incluindo de veículos e de cargas.