Operação Réveillon mobiliza forças de segurança no Recife para a virada do ano

 

WhatsApp Image 2025-12-31 at 16.03.43.jpegDurante todo o festejo, o suporte tecnológico amplia a capacidade de monitoramento e coordenação das ações.


A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) colocou em execução, desde o dia 27 de dezembro, o esquema especial de segurança pública para os shows do Ano Novo no Recife, com um reforço que segue até o dia 31. O planejamento integra a Operação Réveillon e concentra esforços das forças operativas nos principais pontos de concentração de público da capital, especialmente na orla de Boa Viagem e nos arredores do bairro do Pina, áreas onde se concentram as apresentações e os telões.

WhatsApp Image 2025-12-31 at 16.03.06.jpeg


Durante todo o festejo, o suporte tecnológico amplia a capacidade de monitoramento e coordenação das ações. Para isso, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) fica à disposição para missões aeromédicas com o emprego de duas equipes de drones, quatro helicópteros de policiamento aéreo e mais dois aviões, fortalecendo a vigilância aérea e o apoio às equipes em solo. Além disso, a SDS reforçou o uso das câmeras de videomonitoramento e da Plataforma de Observação Elevada (POE), com imagens transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) e para as Centrais de Comando e Controle.

O policiamento ostensivo é conduzido pela Polícia Militar de Pernambuco, por meio do 19º BPM, com um reforço extraordinário de efetivo que contempla patrulhamento a pé e motorizado, além do emprego de unidades especializadas. Enquanto isso, a Polícia Civil de Pernambuco disponibiliza um ônibus da Delegacia Móvel no Pina. A estrutura funciona com equipe completa, permitindo o registro ágil de ocorrências e agilizando o encaminhamento das demandas durante os eventos.

WhatsApp Image 2025-12-31 at 15.47.56.jpeg


O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco também integra a operação no Recife, com viaturas e equipes distribuídas no local. O planejamento prevê a atuação de militares especializados em diversos tipos de salvamentos. A atuação da Polícia Científica ocorre por meio do reforço dos plantões do Instituto de Criminalística e do Instituto de Medicina Legal.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, as ações para o Réveillon priorizam a integração e a prevenção. “O planejamento para o Ano Novo no Recife é uma operação pensada para garantir ordem, fluidez e segurança, construída com base em distribuição inteligente do efetivo e integração plena entre as forças de segurança. Estamos atuando com monitoramento contínuo, presença operacional nos principais polos e estrutura preparada para intervenções ágeis”, ressaltou o gestor.

OPERAÇÃO RÉVEILLON – As ações na capital fazem parte do planejamento estadual da Operação Réveillon, que mobiliza 4.538 postos de trabalho em Pernambuco e reforça a presença do Estado nos principais polos festivos durante o período de fim de ano.