7 de Setembro: SDS vai reforçar segurança no início das prévias de Olinda, na Operação Verão e no Desfile Cívico-Militar

Forças de segurança reforçam policiamento e operações durante feriado de 7 de Setembro em Pernambuco

Marcando a Independência do Brasil e o início da temporada de sol e mar, o esperado dia 7 de Setembro terá uma atenção especial das forças policiais de Pernambuco. A Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas Operativas prepararam um esquema robusto de segurança para garantir a tranquilidade de quem for curtir as praias do litoral, para quem optar pelo sobe e desce das ladeiras, no início das prévias carnavalescas de Olinda, ou para quem for assistir ao tradicional desfile cívico-militar.

Para o reforço das ações previstas nos eventos do feriado da Independência, o efetivo a ser empregado contará com um total de 1.760 profissionais da segurança pública. “Nossa missão nesses importantes eventos é garantir o policiamento ostensivo preventivo, assegurar a tranquilidade da população e manter a ordem pública durante um dos períodos de maior movimentação no Estado, inclusive nas praias, tanto para os pernambucanos quanto para os turistas que visitam a região”, declarou a secretária-executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti.

Tecnologias de ponta serão utilizadas para auxiliar os trabalhos das equipes de campo, tanto no Desfile Cívico-Militar quanto na abertura das prévias de Olinda. Os drones vão gerar imagens em tempo real, que serão transmitidas para o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), de onde será realizado todo o monitoramento dos eventos. O CICCE também vai receber a captura das imagens das 325 câmeras de videomonitoramento da SDS presentes na RMR, além do espelhamento de câmeras da Prefeitura de Olinda, no caso das prévias. As aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA), por sua vez, vão garantir a cobertura do patrulhamento pelos ares.

Imagens Coletiva SDS 1

PRÉVIAS DE OLINDA - As forças policiais estão prontas para garantir a segurança dos foliões que forem curtir a abertura das prévias carnavalescas no Sítio Histórico da Marim dos Caetés. Com expectativa de um grande público, a operação contará com 405 policiais militares distribuídos em pontos estratégicos. O efetivo será composto por policiais do BPTur e de unidades especializadas, como CIPCães, BPA, RPMon, BPRv, BPTran e CIPMoto. O lançamento do policiamento ocorrerá em dois momentos, na Academia Santa Gertrudes, garantindo uma cobertura ampliada durante toda a festa. “Vamos avaliar o início da operação e, se necessário, haverá redirecionamento do efetivo para as próximas datas”, garantiu o diretor adjunto de Planejamento Operacional da PMPE, coronel Hélio Santos.

A Polícia Civil vai mobilizar 31 policiais, entre delegados, agentes e escrivães, com apoio da Delegacia Móvel. “Vamos atuar em três frentes, com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que vai cuidar dos crimes voltados à importunação sexual; por meio de uma Delegacia Móvel no Centro Histórico, que vai fazer registros de boletins de ocorrência, além da Delegacia do Varadouro, onde foi empregado o maior efetivo, onde serão recepcionadas todas as ocorrências levadas pelas polícias”, declarou a delegada seccional de Olinda, Euricélia Nogueira.

Já o CBMPE disponibilizou 4 militares para atuar nas ações de vistorias de fiscalização em estabelecimentos comerciais para fins de regularidade para atividades técnicas, além de 2 equipes de resgate e 1 equipe de incêndio, com apoio de 2 viaturas Auto Serviços de Vistorias (ASVs). Cada viatura, respectivamente, com 3 e 4 militares cada.

OPERAÇÃO VERÃO 2025/2026 - Culturalmente, o feriado de 7 de Setembro marca o início da Operação Verão, período em que cresce significativamente o número de banhistas nas praias pernambucanas. Neste período, as forças de segurança colocam em prática o planejamento operacional voltado para este período que segue até março de 2026 abrangendo 15 municípios do litoral pernambucano: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Barra de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e Fernando de Noronha.

Pensando em uma temporada de lazer com segurança, o CBMPE, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), ampliará o número de postos de guarda-vidas, que será de 17 pontos de atuação neste feriado, distribuídos nas praias de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, com 35 bombeiros e 4 embarcações, sendo MSA (jetski) e BIS (bote inflável). “Devido ao aumento dos frequentadores das praias turísticas nesse período, teremos, além dos 17 postos fixos e itinerantes nos finais de semana, um incremento nos postos de guarda-vidas durante a semana, com 12 postos, bem como embarcações na água, a exemplo de moto-aquáticas e botes infláveis de salvamento”, esclareceu o diretor integrado do Corpo de Bombeiros, coronel Valfrido Curvêlo, acrescentando que também serão realizadas vistorias, o monitoramento e a orientação aos banhistas.

A Polícia Militar, por sua vez, vai mobilizar 200 integrantes da Corporação neste primeiro fim de semana. As equipes, oriundas de batalhões ordinários e especializados, estarão posicionadas em pontos estratégicos, com foco especial nas áreas de maior concentração turística. A Polícia Civil estará disponibilizando um total de 18 servidores para reforçar o atendimento nas delegacias de Boa Viagem, Varadouro, Itamaracá, Piedade, Porto de Galinhas, Tamandaré e Ponta de Pedras, além das unidades de logística e fiscalização.

DESFILE DO 7 DE SETEMBRO - Em mais uma demonstração de disciplina, civismo e dedicação ao serviço da população pernambucana, as forças de segurança estarão presentes no Desfile Cívico do 7 de Setembro, que será realizado na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da Capital. A PMPE empregará 841 policiais militares, sendo 275 no policiamento ostensivo e 566 participando do desfile, incluindo integrantes dos batalhões operacionais, alunos da Academia de Polícia Militar de Paudalho e do Colégio da Polícia Militar.

As equipes de segurança também serão compostas por efetivo do 19º BPM e unidades especializadas – BOPE, CIPCães, BPTran, BPChoque, BPRp e CIPMoto. “A Polícia Militar inicia a sua jornada ainda no dia anterior, 6 de setembro, e segue até o término do evento, no dia 7, com equipes distribuídas estrategicamente em terminais integrados, principais corredores viários, estações do metrô, cruzamentos da avenida Marechal Mascarenhas de Morais, paradas de ônibus e todo o entorno do local do desfile”, afirmou o diretor adjunto de Planejamento Operacional da PMPE, coronel Hélio Santos.

A Polícia Civil participa com 7 viaturas (com dois policiais cada), 2 viaturas do Grupo de Operações Especiais (GOE), 4 viaturas do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE), além de 1 ônibus de transporte de tropa. Em relação ao efetivo de plantão, serão mais 12 policiais civis na escala, sendo dois em Boa Viagem e 10 na Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), por sua vez, vai dispor de 207 militares, que estarão divididos entre os pelotões a pé e a apresentação do Grupamento Motorizado, que levará à avenida viaturas operacionais utilizadas diariamente nas ocorrências. Entre os momentos mais aguardados da apresentação estão a participação da Banda de Música do CBMPE, que abre o desfile embalando a tropa com marchas militares, e a entrada dos Cães de Busca e Salvamento. Também haverá a apresentação de 4 aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA).