Do Recife ao Agreste: SDS já planeja planos de segurança da Fenearte e do FIG Garanhuns

WhatsApp Image 2025-06-19 at 14.38.50(2).jpeg                                                 Entre os pontos discutidos estão o reforço do policiamento, o controle de acesso e o monitoramento por câmeras

 

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), por meio do Comitê de Segurança de Grandes Eventos, iniciou nesta terça-feira (17) o planejamento operacional para dois dos maiores eventos culturais do estado: a 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e os 35 anos do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), com sua 33ª edição.

 

Pela manhã, o foco foi a Fenearte, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco e é considerada a maior feira de artesanato da América Latina. O encontro reuniu representantes das operativas da Segurança Pública – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil do Estado – além de gestores da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), equipe organizadora do evento, juntamente com demais representantes da SDS. Entre os pontos discutidos estão o reforço do policiamento, controle de acesso, monitoramento por câmeras e ações como do Programa Alerta Celular e Ouvidoria da SDS.

 

“O trabalho integrado das forças de segurança com os organizadores permite que a gente antecipe cenários e defina ações específicas para cada fase do evento, garantindo a segurança de expositores, trabalhadores e visitantes”, destacou o Gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos, tenente-coronel PM Valdemio Gondim.

 

WhatsApp Image 2025-06-19 at 14.38.50.jpeg

Logo após a reunião da Fenearte, o Comitê recebeu representantes da Prefeitura de Garanhuns para iniciar o planejamento do Festival de Inverno (FIG) 2025, que chega à sua 33ª edição e 35 anos de história. Tradicional no calendário cultural de Pernambuco, o festival atrai milhares de visitantes ao Agreste Meridional e exige um planejamento detalhado por parte das forças de segurança.

 

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para reforço do efetivo, implantação de sistemas de monitoramento, controle de fluxo de público, atendimento a emergências e integração das ações entre Estado e Município.

 

“O Festival de Inverno de Garanhuns é um evento de grande porte, com programação extensa e intensa movimentação de público. Por isso, o planejamento de segurança é feito com antecedência, de forma integrada, para garantir a tranquilidade de moradores, turistas e artistas durante os dias de evento”, reforçou o Tenente-Coronel Valdemio.