Foi realizada reunião para reforçar combate à essa modalidade criminosa
Visando ampliar o enfrentamento à violência no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife, a Força-Tarefa Coletivos da Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou reunião na última quinta-feira (10), no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). Sob o comando do gerente-geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), coronel Alexandre Tavares, o encontro teve por objetivo estreitar relações com o Grande Recife Consórcio de Transporte e representantes das empresas, para reforçar o combate a essa modalidade criminosa.
Na pauta, foram discutidos assuntos relacionados ao preenchimento de boletins de ocorrência. Como também ações integradas de cessão e qualidade de imagens, repasse de informações, entre outras ações que possam auxiliar a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) na elucidação de crimes ocorridos nos ônibus da RMR. Também foram apresentados os resultados da FT Coletivos, que integra a FT Crimes Patrimoniais da SDS.

O gerente-geral do Ciods destacou que a reunião de trabalho entre o órgão responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo e o grupo de profissionais que lidam diretamente com os motoristas de ônibus são fundamentais no processo de melhoria de alguns aspectos pontuados nas reuniões realizadas pela FT Coletivos. “Vínhamos percebendo que os delegados que investigam crimes a coletivos tinham algumas dificuldades no levantamento de informações e de esclarecimentos dos boletins, por isso resolvemos estreitar essa relação, para assegurar uma resolução ainda mais rápida e eficaz dos casos”, ressaltou o coronel Tavares, que esteve acompanhado de profissionais das Diretorias Integradas Metropolitanas (DIMs) da PMPE e da PCPE.
COLETIVOS - A FT Coletivos realiza reuniões nas quais se estuda o perfil das ocorrências, com mapeamento das áreas e horários de maior incidência desses crimes. Isso permite identificar rapidamente os grupos criminosos ou os indivíduos que praticam esse tipo de delito.