
Apenas neste domingo (2), foram empregados 567 postos de trabalho de um total de 1.745 postos, garantindo uma cobertura ampla e eficaz na “Terra do Papangu”.
O Carnaval de Bezerros, conhecido nacionalmente como a “Terra do Papangu”, é um dos maiores e mais animados do estado de Pernambuco. Para garantir a segurança dos foliões durante a festividade, a Secretaria de Defesa Social (SDS) está executando um robusto esquema de segurança no município, contando com a participação das forças de segurança estaduais e diversos órgãos de fiscalização.
Ao todo, estão sendo empregados 1.745 postos de trabalho das forças de segurança atuando no Carnaval de Bezerros, sendo 567 apenas neste domingo (2), garantindo uma cobertura ampla e eficaz. A Polícia Militar terá um total de 1.334 lançamentos ao longo dos dias de festa, reforçando a segurança nos principais polos carnavalescos, contando com apoio da Plataforma de Observação Elevada (POE) para monitoramento e suporte às equipes em campo.

A atuação do Grupamento Tático Aéreo também é considerada fundamental, empregando aeronaves nos principais eventos carnavalescos da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Além disso, será realizada a Operação Drone, para identificação de delitos e monitoramento em tempo real das áreas de interesse operacional.
“A segurança dos foliões é uma prioridade, e com a atuação integrada das forças de segurança, a festa deste domingo foi um evento tranquilo, organizado e repleto de alegria para todos. Com um planejamento eficiente e reforço operacional, os visitantes e moradores de Bezerros podem aproveitar os demais dias da folia com tranquilidade e segurança”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
A Polícia Civil está presente no Carnaval de Bezerros com o reforço das delegacias de plantão nos principais municípios do Estado, além da disponibilização de delegacias móveis ou temporárias. O Papangu de Bezerros conta com uma delegacia móvel para atendimento imediato às ocorrências, enquanto a Delegacia Seccional de Caruaru funciona 24 horas por dia para atender eventuais demandas da festa.
A Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC) também tem atuação reforçada no município, garantindo a realização de laudos periciais e demais procedimentos técnicos essenciais para a segurança pública. Além disso, a GGPOC implementou postos avançados de atendimento ao público próximos aos grandes eventos carnavalescos.
A Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social, por sua vez, está desempenhando um papel importante durante o Carnaval de Bezerros, promovendo um atendimento itinerante e volante para ampliar o suporte à população. Neste domingo (02), a Ouvidoria realizou um atendimento especial durante o Papangu de Bezerros, e nos dias 4 e 5 de março, terá atuação volante, circulando pelos polos carnavalescos. As principais ações desenvolvidas são o recebimento e análise de manifestações dos cidadãos sobre a prestação de serviços públicos, a divulgação dos canais de atendimento da Ouvidoria, a integração da Rede Estadual de Ouvidorias e o fornecimento de informações sobre serviços essenciais, como localizações de delegacias, pontos de apoio e policiamento.
Já a Corregedoria da SDS está realizando inspeções nos municípios. A atuação da Corregedoria visa corrigir irregularidades na prestação dos serviços públicos das forças de segurança, garantindo a qualidade e transparência dos atendimentos.
PERNAMBUCO - O Governo do Estado planejou um dos maiores esquemas de segurança da história do Carnaval, com 15 portais de controle de acesso distribuídos em pontos estratégicos, incluindo o Galo da Madrugada, o Sítio Histórico de Olinda e o Bairro do Recife. A operação, que conta com um investimento de R$ 12,2 milhões e mais de 68 mil postos de trabalho, inclui videomonitoramento, reconhecimento facial, drones e policiamento reforçado para evitar a entrada de objetos proibidos e ilícitos nos principais polos da festa.
Além dos portais, a segurança será coordenada pelos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), garantindo respostas rápidas a qualquer ocorrência. Delegacias móveis, Plataformas de Observação Elevada e helicópteros do Grupamento Tático Aéreo também reforçarão a atuação das forças de segurança. Com tecnologia de ponta e planejamento estratégico, a Operação Carnaval 2025 busca proporcionar uma folia mais segura e tranquila para os foliões em todo o Estado.