Secretaria de Defesa Social promove capacitação inédita para instrutores das forças de segurança pública de Pernambuco

WhatsApp Image 2024-11-14 at 11.52.11.jpeg                                                                                             Primeira edição da Oficina Pedagógica de Formação Docente vai ncontemplar inicialmente 200 instrutores

 

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco está realizando uma capacitação inovadora para os instrutores que formarão os futuros agentes de segurança pública do Estado. Por meio da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), foi lançada a primeira edição da Oficina Pedagógica de Formação Docente, uma iniciativa que inicialmente contempla 200 instrutores das polícias Militar e Civil, como do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

 

Com o objetivo de aprimorar as práticas de ensino na Acides, o projeto visa preparar os instrutores para compartilhar conhecimentos de forma mais assertiva, fortalecendo a formação de profissionais para enfrentar os desafios da segurança pública. Além de técnicas pedagógicas voltadas para a construção de conhecimento nos cursos de formação, os instrutores terão papel fundamental como multiplicadores em ações de formação continuada nas suas respectivas operativas.

WhatsApp Image 2024-11-14 at 11.50.52.jpeg

 

As oficinas pedagógicas foram desenvolvidas a partir de um projeto de pesquisa de doutorado de um dos conteudistas da iniciativa, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE). “Identificamos a necessidade de uma ação específica para a formação continuada dos instrutores. Por isso, abraçamos essa iniciativa, com o objetivo de melhorar a atuação desses profissionais como mediadores em sala de aula, entendendo que o investimento deve ser feito não apenas em infraestrutura, mas sobretudo nas pessoas que conduzem a formação dos futuros integrantes das nossas forças de segurança”, afirmou o tenente-coronel Jailton Melo, gerente de Integração e Capacitação da SDS.

 

A primeira turma da capacitação iniciou as atividades em 04 de novembro e foi concluída na última sexta-feira (08), na Academia de Polícia Civil (Acadepol), localizada na Boa Vista. Com uma carga horária de 50 horas/aula, o curso abordou temas como educação corporativa, gestão do conhecimento, planejamento didático e pedagógico, ensino e avaliação, respeito aos direitos humanos, entre outros assuntos. Ao longo do projeto, está prevista a formação de, ao menos, dez turmas.

 

WhatsApp Image 2024-11-14 at 12.29.26.jpeg

Para Tiago de Oliveira Rodrigues, instrutor da Academia Bombeiro Militar dos Guararapes (ABMG) e um dos participantes das oficinas, a experiência foi de grande valor: “Agora, estarei ainda mais preparado para auxiliar na formação dos novos praças e oficiais da minha Corporação, para que eles recebam uma instrução mais completa e saiam capacitados para servir com dedicação à sociedade pernambucana”, destacou o instrutor.

 

FOTOS: Vinícius Acioli - Cicom SDS