Atenta à saúde mental de seus servidores, SDS promove palestra sobre prevenção ao suicídio  

 

SDS promove palestra sobre prevenção ao suicídio 1.jpeg                                                                                          Temática foi abordada em mais uma edição exitosa do Projeto Bora Conversar, em alusão ao mês do Setembro Amarelo

 

Sempre atenta aos cuidados com a saúde mental de seus servidores, a Secretaria de Defesa Social (SDS) trouxe, no mês do Setembro Amarelo, uma importante discussão para os integrantes das Forças de Segurança Pública. Na última quarta (25), dentro do Projeto Bora Conversar, a Secretaria promoveu a palestra “Informações preventivas sobre o suicídio”, com espaço para troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas sobre o assunto ao final do evento.

 

Na abertura, o gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS, coronel da PM Benôni Cavalcante Pereira, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância e a necessidade de se abordar a temática, inclusive para os profissionais de segurança pública, que executam um trabalho árduo e desgastante no seu dia a dia, além de enfrentarem muitas cobranças.

 

Para esta edição do projeto, foi convidada a terapeuta integrativa e complementar, e suicidologista, Leta Vasconcelos. A palestrante trouxe à reflexão várias questões relacionadas ao assunto, abordando conceitos e identificação do comportamento suicida, fatores de risco, fatores protetivos e vulnerabilidade, dentre outros aspectos. “É necessário se ampliar os olhares, tanto para o próximo quanto para si mesmo, e observar mais do que julgar”, avaliou Leta Vasconcelos.  

 

SDS promove palestra sobre prevenção ao suicídio 3.jpeg

Em seguida, foi a vez da facilitadora Cleandra Danyelle Cavalcanti, psicóloga clínica, especialista em saúde mental e comissária aposentada da Polícia Civil, que parabenizou a SDS pela iniciativa, afirmando ser urgente trazer a discussão para o âmbito da instituições públicas, especialmente da segurança, uma vez que os profissionais, além do serviço árduo, fazem uso de um instrumento letal. “Temos recursos em nossas instituições de segurança, ferramentas para auxiliar os profissionais a lidarem com essas questões de saúde mental. Vidas importam e valem a pena serem vividas”, afirmou. 

 

Bora Conversar - Promovido pela Gerência de Atenção e Cuidado aos Servidores da SDS (GACSDS), o projeto Bora Conversar é voltado aos profissionais da secretaria e tem por objetivo motivar, estimular, desenvolver novas habilidades e troca de conhecimento, visando a construção de um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e humanizado. A cada edição, são abordadas temáticas relevantes do nosso cotidiano, trazendo reflexões e debates que busquem o engrandecimento dos funcionários e a evolução da SDS e de suas operativas.

 

FOTOS: Cicom/SDS