Segurança reforçada garantiu diversão e tranquilidade no Festival Pernambuco meu País

WhatsApp Image 2024-09-05 at 09.14.21.jpeg

SDS e operativas atuaram em esquema especial nas oito cidades do Agreste e Sertão, 

com investimento de R$ 650.340 mil em diárias extras e lançamento de 3.197 profissionais

 

Evento multicultural itinerante realizado com sucesso pelo Governo do Estado, o Festival Pernambuco meu País percorreu oito cidades pernambucanas levando muita diversão e atrações culturais a moradores e turistas, contando com a presença efetiva das Forças de Segurança. Em todos os finais de semana do período de 12 de julho a 1º de setembro, a Secretaria de Defesa Social (SDS) empregou um esquema especial de suas operativas nos polos de festa, com lançamento de 3.197 profissionais e investimento total no valor de R$ 650.340 mil em pagamento de diárias extras.

 

WhatsApp Image 2024-09-05 at 09.16.03(1).jpeg

A operação de segurança realizada respectivamente nos municípios de Taquaritinga do Norte, Bezerros, Gravatá, Pesqueira, Caruaru, Triunfo, Arcoverde e Buíque resultou em saldo bastante positivo, sem nenhum homicídio nos polos e apenas 39 ocorrências, a maioria relacionada a furtos diversos. Também foram registradas, em menor número, ocorrências relativas à lesão corporal, porte de entorpecentes, desacato, furto de um veículo e perturbação de sossego. Importante destacar ainda o baixo registro de furtos de celulares: foram 16 furtos, sendo 9 em Caruaru e 7 em Taquaritinga; Nos demais municípios, não houve queixas referentes à subtração de aparelhos móveis.    

 

Iniciando um planejamento operacional com antecedência, que compreendeu todos os serviços relativos à segurança pública, mobilidade, defesa civil, proteção de patrimônio histórico e cultural, ordenamento de solo e proteção à vida, a cúpula de segurança contou com o importante apoio de órgãos como a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

 

WhatsApp Image 2024-09-05 at 09.16.02.jpeg

“Avaliamos de forma bastante positiva as ações empregadas neste evento diverso e plural de grande porte, uma vez que, ao final de oito edições, com quase 800 atrações diversas, asseguramos que todo o festival ocorresse de forma ordeira e pacífica, com pouquíssimas ocorrências, e todas de pequeno porte diante da dimensão de público presente em todos os municípios”, avaliou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, que coordenou todo o planejamento e a execução da operação de segurança do festival.  

 

Unindo esforços, as operativas da SDS atuaram simultaneamente em cada município, com a Polícia Militar realizando patrulhamento ostensivo com apoio motorizado; enquanto a Polícia Civil esteve presente por meio de Delegacia Móvel e o Corpo de Bombeiros contou com viaturas de auto resgate e equipes especializadas em operações de busca e salvamento. Plataformas de Observação Elevada (POE) foram utilizadas, com câmeras de vídeomonitoramento espelhadas para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS).

 

WhatsApp Image 2024-09-05 at 09.21.46.jpeg

A Ouvidoria da SDS prestou atendimento à população; os servidores do Grupamento Tático Aéreo (GTA), por sua vez, sobrevoaram pontos estratégicos e houve ainda atuação de militares em pontos de bloqueio na Operação Lei Seca (OLS). Também reforçaram o time da SDS profissionais da Defesa Civil do Estado e da Corregedoria Geral, além de demais servidores.

 

FOTOS: Cicom/SDS

 

WhatsApp Image 2024-09-05 at 09.17.40.jpeg