
Operação integrada de segurança contou com R$ 1 milhão em investimentos do Governo do Estado
Tradicional evento do calendário cultural do Estado, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) completou 32 edições neste ano, atraindo milhares de pernambucanos e turistas para curtirem a festa multicultural no clima acolhedor e charmoso da Suíça Pernambucana. A fim de promover a manutenção da paz social no FIG, a Secretaria de Defesa Social (SDS) preparou um esquema especial de segurança, com o emprego das forças policiais durante todo o período de realização do evento, que foi realizado entre os dias 11 e 27 de julho.
O Festival de Inverno de Garanhuns é marcado por exposições de artes e apresentações diversas, unindo-se a uma programação que abrange desde o tradicional ao contemporâneo. Para esta edição, o Governo do Estado investiu R$ 1.083.600,00 em jornadas extras. O valor foi empregado no lançamento de 6.020 postos de trabalho, dos quais 4.230 postos da Polícia Militar, 528 da Polícia Civil, 733 do Corpo de Bombeiros, 54 da Polícia Científica, 128 da Defesa Civil, 32 da Corregedoria, além de 315 postos de demais setores da SDS.
A secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, pontuou que as tratativas para o FIG 2024 foram feitas com bastante antecedência, como vem acontecendo em todos os eventos de grande porte realizados no Estado. “Elaboramos um planejamento operacional especial para esta edição do evento. Estamos prontos para atuar de forma integrada com nossas operativas, fazendo a cobertura das áreas de maior circulação de público, sobretudo no Parque Euclides Dourado, na Praça Mestre Dominguinhos e nos entornos, com ações preventivas e ostensivas”, afirmou a gestora.
POLÍCIA MILITAR (PMPE) - Lançou uma média de 246 policiais militares por dia no Palco Mestre Dominguinhos. Nos demais polos principais, os PMs serão lançados também em plataformas de observação e tablados, além de patrulhas fixas e móveis no local do evento principal. Contará também com policiamento distribuído nos polos descentralizados do FIG, garantindo reforço na segurança em todos os polos da festa.

POLÍCIA CIVIL (PCPE) - Ativou uma Delegacia Móvel na Praça Mestre Dominguinhos e Parque Euclides Dourado em dias distintos, com possibilidade de realização de Boletins de Ocorrências e Termos Circunstanciados de Ocorrências, em toda operação. Houve, ainda, uma Delegacia de Plantão Provisório no Posto de Comando e Controle - Centro Cultural, na Praça Mestre Dominguinhos, além do reforço nas duas Delegacias locais (134ª e 135ª CIRC’s-Garanhuns) e no plantão da cidade, bem como o reforço no ITB e na 18ª DESEC.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR (CBMPE) - Atuou com efetivo e viaturas, prontos para atender ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar, bem como prevenção e combate a incêndio e salvamento. Além destas equipes, houve ainda o emprego de viatura de comando operacional (ACO) para supervisionar as ações, além de fiscalização prévia por parte do Centro de Atividades Técnicas – CAT, para autorização das festividades.

POLÍCIA CIENTÍFICA - Esteve presente com uma equipe no Posto de Comando da PCPE, além das equipes ordinárias que realizamas atividades normalmente através de sua Unidade Regional de Polícia Científica (URPOC), localizada em Garanhuns, unidade que já atua 24 horas por dia e realiza perícias criminais em local de crime, em drogas apreendidas, balística e identificação veicular, além de perícias médico-legais em vivos (traumatologia e sexologia forense).
ALERTA CELULAR – Equipes do Alerta Celular também estiveram presentes durante as festividades do FIG 2024, no palco principal e em um posto de atendimento, onde as pessoas puderam cadastrar os seus celulares no referido programa, a fim de possibilitar o resgate do aparelho em um eventual registro de roubo ou furto.

OUVIDORIA – O ônibus da Ouvidoria da SDS foi instalado no Parque Euclides Dourado, dispondo de salas de atendimento onde o público poderá realizar sugestões, elogios, reclamações, solicitações e denúncias. Foram convidadas as demais ouvidorias integrantes da Rede Estadual de Ouvidorias e a Ouvidoria Municipal.

GTA – Fez o patrulhamento aéreo ostensivo na região de Garanhuns, com ênfase nas rodovias de acesso e Praça Mestre Dominguinhos, com um efetivo de 10 servidores por semana, entre pilotos, operadores aéreos, operadores de abastecimento e apoio de solo.
OPERAÇÃO LEI SECA - Intensificou a fiscalização de trânsito e o cumprimento da Lei Estadual nº 14.491 de 29 de novembro de 2011, objetivando a redução de acidentes de trânsito, bem como desenvolveu ações educativas nas áreas dos eventos e bares. Juntamente com o policiamento ordinário e extraordinário, atuou também prevenindo ocorrências de Mortes Violentas Intencionais (MVI) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) nos locais onde forem lançadas as equipes.
FOTOS: Carlos Medeiros - Cicom/SDS